O bem-estar animal tem algumas definições ao longo do tempo. Sendo que bem-estar animal é também uma ciência ou uma subespecialidade da medicina veterinária de outras profissões, então se chama de ciência do bem-estar animal. O bem-estar animal tem alguns conceitos, mas o conceito mais aceito é de 1986 do professor Donald Broom. Donald Broom é considerado o pai do bem-estar animal fundador dessa ciência. Donna Bloom definiu bem-estar animal 1986 como um estado emocional e físico de um indivíduo em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio em que vive. Então bem-estar animal é um estado não é uma característica fixa de ninguém.
A gente não diz que o animal tem ou não bem-estar animal, ele está no alto ou baixo grau de bem-estar. Bem-estar é uma característica de cada indivíduo relacionada com o quão bem ele está vivendo, com o que ele tem. Isso também não significa que se o animal tem tudo que ele precisa, ele está bem. Precisa avaliar o indivíduo naquele ambiente, porque diferentes indivíduos lidam com situações desafiadoras de formas diferentes. Podemos tomar como exemplo então dois gatos vivendo no mesmo domicílio por exemplo, com exatamente as mesmas condições de vida, podem ter graus de bem-estar diferentes. Um pode estar se sentindo melhor pois se adaptou melhor aquele ambiente do que o outro indivíduo.
Está é uma avaliação que a gente faz individualmente de cada gato, de cada cachorro, cada humano, cada vaca. Passamos a observar que o indivíduo tem no seu ambiente. É importante saber também quais são as relações, as expressões emocionais, que ele tá demonstrando. Como que ele está de fato se sentindo com a vida que ele tem. Um outro termo que eu acho que facilita nossa compreensão que é sinônimo de bem-estar animal é qualidade de vida.
Isso então nos refere que bem-estar animal é uma boa e satisfatória qualidade de vida envolvendo pontos importantíssimos como: adaptação no meio em que vive, saúde, alimentação de qualidade, longevidade, cuidados, atenção e felicidade.
Assim, um animal que está muito bem adaptado onde ele vive, tende a ter um bem-estar alto. O indivíduo que não estão se adaptando bem no ambiente em que vive, ter um bem-estar baixo. Mas, podemos mudar isso entendendo melhor que eles precisam e promovendo a eles uma vida com tudo que eles precisam para um estado de bem-estar muito alto todos os dias.
Leia também: Cãozinho valente espanta ladrão e evita assalto em Cascavel