Você que têm um gatinho, provavelmente já ouviu falar de leucemia felina, conhecida como FELV.
Se você não sabe exatamente o que é essa doença, estamos aqui para te informar sobre esse tema tão importante.
Você que está pensando em adotar um gatinho, vale a pena conferir esse vídeo super importante.
Afinal? O que é FELV ?
Bem, Leucemia felina é uma doença causada pelo vírus FELV que compromete as defesas imunológicas de gatos domésticos e selvagens.
Com este vírus, os felinos são propensos a infecções, problemas reprodutivos, desnutrição, lesões de pele e cicatrização lenta de feridas.
A capacidade do vírus de se replicar em vários tecidos, incluindo a medula óssea, torna os gatos suscetíveis à infecções, tumores e sofrem de baixa imunidade.
Mas, Como a FELV é transmitida?
Um gato infectado com o vírus da leucemia felina pode transmitir a doença para outro gato através de fluidos como saliva, urina, fezes e até leite materno.
As fêmeas portadoras do vírus também podem infectar seus filhotes durante a gravidez.
Ao contrário da leucemia humana – que não é transmitida de uma pessoa para outra e têm causa diferente – a leucemia felina é contagiosa.
Como FELV é diagnosticado?
O diagnóstico da FELV é uma das formas mais importantes de combater a disseminação da doença, pois permite separar os gatos infectados dos gatos saudáveis.
Para identificar um gato FELV positivo, ele deve ser acompanhado por um veterinário e fazer um teste para detecção de vírus.
Existe cura para FELV?
Não há cura para o FELV infelizmente e os gatos infectados têm uma expectativa de vida menor do que os gatos saudáveis.
E muito cuidado e atenção com os nosso amigos felinos.
Mas, o bom é que gatos testados positivos para FELV podem viver por anos, para isso precisa ser acompanhado por um médico veterinário para poder controlar a infecção e o gatinho poder levar uma vida normal.
Ficamos por aqui, um forte abraço.