Enfermeira divide o dia entre salvar vidas humanas e animais. Carolina Sanches, enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo, tem uma rotina dupla. Durante o dia, ela cuida de pacientes em hospitais e clínicas. À noite, se dedica a salvar animais abandonados.
Tudo começou quando ela e a irmã, a farmacêutica Alice Marcondes Rezende Sanches, resgataram um gatinho filhote. A partir daí, elas não pararam mais de ajudar animais em situação de rua.
“São nossa vida! E poder mudar o destino de animais que estão em situação de rua, doentes, em risco, e vê-los se recuperarem e ganharem um lar, uma caminha e barriguinha cheia faz tudo valer a pena”, conta Carolina.
O amor pelos bichos vem desde a infância. Quando crianças, as irmãs tiveram duas cadelinhas. “Elas sempre foram muito amadas”, diz Carolina. Agora, a enfermeira divide o dia entre salvar vidas humanas e animais.
Atualmente, Carolina e Alice cuidam de mais de 50 cães e gatos resgatados. Um dos mais queridos é Horus, um gatinho paraplégico que precisa de cuidados especiais.
“Ele precisa de cuidados especiais, como, por exemplo, trocar a fralda várias vezes por dia”, explica a ativista.
A parte mais difícil, segundo ela, é conseguir recursos para ajudarem mais bichinhos a serem resgatados. Para isso, elas fazem rifas, principalmente na página do Instagram do projeto (@feirinhapet).
Carolina deixa um recado para quem pensa em adotar um animal de estimação. “Só devem adotar um animal de estimação, as pessoas que realmente querem ter mais um membro dentro da família, mesmo que seja um gatinho ou um cachorrinho, ou qualquer outro pet, que como tal deve ser amado e amparado pelo resto de sua vida e, principalmente, caber no orçamento e nos planos familiares para sempre”, conclui.
A importância da adoção de um animal de estimação
Os animais de estimação são companheiros fiéis que podem trazer alegria e amor para nossas vidas. Eles são também uma fonte de companhia, conforto e apoio emocional.
A adoção de um animal de estimação é uma forma de ajudar animais que precisam de um lar. Existem milhões de animais abandonados ou maltratados em todo o mundo. Ao adotar um animal, você está dando a ele uma segunda chance de ter uma vida feliz e saudável.
A adoção de um animal de estimação também é uma forma de contribuir para a sociedade. Ao adotar um animal, você está ajudando a reduzir o número de animais abandonados e maltratados.
A adoção de um animal de estimação pode ser uma experiência muito gratificante. Se você está pensando em adotar um animal, aqui estão algumas coisas que você deve considerar:
Pesquise sobre a raça ou espécie do animal que você está interessado. Saiba sobre as necessidades de cuidados e atenção do animal.
Considere seu estilo de vida. Você tem tempo para cuidar de um animal? Você tem espaço para um animal?
Conversar com sua família e amigos. Certifique-se de que todos estão de acordo com a adoção de um animal.
Se você decidir adotar um animal, existem muitas organizações que podem ajudá-lo a encontrar o animal certo para você. Você pode encontrar organizações de adoção em seu local ou online.
A adoção de um animal de estimação pode ser uma experiência muito gratificante. Ao adotar um animal, você está dando a ele uma segunda chance de ter uma vida feliz e saudável. Você também está contribuindo para a sociedade e fazendo a diferença no mundo.
Leia também: Fotógrafo usa ensaio de Natal com cães abandonados para incentivar adoção