Esteja ciente de que um gato persa pode ter problemas oculares devido à sua forma facial. Essa espécie é representada pelo rosto arredondado e achatado e por seus olhos grandes. Infelizmente, as características que tanto os embelezam podem também trazer problemas. Todos os gatos produzem fluidos lacrimais que servem para manter úmida a superfície ocular e saudáveis de suas córneas. Esses fluidos devem ser drenados através dos dutos lacrimais de cada olho, mas, infelizmente, o nariz achatado de um gato persa significa que eles estão também amassados, não sendo capazes de realizar uma drenagem adequada. Pense nisso como uma mangueira que você dobra ou sobre a qual pisa, impedindo a água de fluir. É isso o que ocorre por conta do nariz retraído de seu gato.
Limpando o excesso de lágrimas do seu gato.
A melhor forma de ajudá-lo é simplesmente limpar as lágrimas excessivas, que têm a tendência de manchar sua pelagem e irritar sua face. Se você notar que o seu gato tem um excesso de fluídos faciais, use um pedaço de pano ou papel toalha para limpá-lo. Limpe os olhos de seu gato pelo menos uma vez ao dia. Você deve tentar fazê-lo sempre que a parte abaixo dos olhos estiver molhada.
Entenda o porquê de um fluido ocular do gato persa se tornar marrom.
Você pode estar se perguntando por que o fluido que sai dos olhos de seu gato fica amarronzado. A razão para tal é que substâncias químicas chamadas de porfirinas são encontradas no fluido lacrimal que, quando expostas ao ar, se oxidam, passando a apresentar a característica coloração enferrujada.