O comportamento dos gatos é algo um pouco complexo, pois você precisa entender sobre a linguagem, hábitos e modo de agir dos felinos. Apesar do tempo que ele vive conosco, a cada dia aprendemos mais sobre a sua natureza e suas formas de expressão. Sabemos que o seu comportamento é influenciado por uma série de fatores como: as características da espécie, da raça, genética e a personalidade de cada indivíduo. Assim também como a educação, o meio ambiente e os cuidados prestados pela gente. Então, vamos falar sobre o comportamento dos gatos filhotes e adultos para tentar entender melhor e reforçar esse vínculo entre dono e pet.
Como a personalidade de um gato é formada?
30% da personalidade de um gato está relacionada a sua herança genética. Isso inclui características da raça e dos pais. Por outro lado, a socialização dos filhotes também afeta o caráter que eles terão quando adultos. A fase mais sensível desse período começa com duas semanas de vida e termina com sete semanas. Isso significa que o gato está mais receptivo e devemos trabalhar a sua socialização e pôr fim a aprendizagem, educação, o meio ambiente, são fatores que influenciam o desenvolvimento do caráter dos gatos.
Um gato educado adequadamente, criado em um ambiente silencioso não se comportará igual a um gato maltratado. O comportamento dos gatos varia de acordo com o estágio da vida que ele se encontra.
Comportamento dos gatos filhotes
Os gatos filhotes não nascem com uma personalidade já definida, embora como já mencionamos existem características da sua personalidade que serão associadas ao comportamento da espécie e da genética. Após o nascimento, os filhotes dependem completamente da mãe até 9 ou 15 dias, pois é quando eles começam a ganhar mobilidade e ao mesmo tempo começa o período de socialização que começa entre 4 e 5 semanas. A partir desse momento nós iremos começar a observar novos comportamentos nos filhotes. Eles começam a comer em pequenas quantidades de comida, a usar a caixa de área e enterrar suas próprias fezes.
Leia também: Professor mexicano cuida de gatinho de aluna para ela poder fazer prova