Vamos colocar aqui 8 coisas que o seu Shih Tzu não gosta que você faça com eles!
Fiquem espertos nas dicas.
Existem coisas em particular que os Shih Tzu não gostam que os humanos façam. Esses comportamentos podem fazer com que eles fiquem chateados, causar sofrimento, uma depressão ou até mesmo um distúrbio de comportamento o tornando um cãozinho muito infeliz. Se você está fazendo algo que o Shih Tzu não gosta, você precisa mudar suas atitudes. Então, vamos conhecer o que essa raça não gosta?
- Andar muito rápido na hora do passeio – Na hora de levar o seu amiguinho para passear quem deve ditar o ritmo é o próprio cão. Isso porque eles se sentem muito incomodados se não puderem tirar o que quiserem e fazer xixi em todos os lugares que der vontade, já que a urina é a maneira deles marcarem território e deixar ali a sua marca. Por isso, na hora de levar seu doguinho para passear, seja paciente e deixe que ele faça todas as suas necessidades no tempo que ele desejar. Além disso, não fique forçando que o Shih Tzu ande mais rápido. Isso pode deixá-lo muito mais cansado.
- Gritar toda vez que o Shih Tzu latir – Os latidos são a maneira que o seu cachorro tem em se comunicar e expressar os seus desejos e vontades. Assim como os humanos precisam falar, os Shih Tzu precisa latir.Portanto, não grite toda vez que ele quiser se expressar. Uma dica interessante é você começar a observar os latidos do seu cãozinho e tentar traduzir o que eles querem dizer. Em alguns momentos não passa apenas daquela vontade de brincar ou em outras vezes é um alerta sobre qualquer coisa estranha que esteja acontecendo na casa. Porém, se o seu amiguinho late exageradamente chegando a incomodar os vizinhos, você pode estar usando algumas técnicas para educa-lo.
- Abraços – O Shih Tzu não gosta de abraços. Isso acontece porque quando você o abraça, ele sente que está sendo dominado e isso pode soar como uma ameaça. Porém, essa não é uma regra que vale para todos os cães já que alguns deles até toleram um abraço apertado. Assim, se você perceber que o seu cãozinho gosta, pode apertá-lo com todo carinho e amor.
- Tratar o Shih Tzu como ser humano – Os Shih Tzu deve ser tratado como cachorro. Eles detestam quando os seus donos tentam cuidar deles como se fossem pessoas. Isso piora quando são tratados como bebês os enchendo de roupinhas e acessórios.
- Não dar atenção – Eles são animais muito carentes e a maioria deles sempre pedi por carinho e chamam o seu dono para brincar. No caso se ele ficar o dia todinho sozinho em casa e você não der atenção quando chegar, o seu cãozinho pode ficar triste ou estressado.
- Deixar o seu cão com tédio – Pense como seria a sua vida se você passasse o dia inteiro deitado em uma cama ou andando sem destino pela casa, sem TV, sem celular, livro e até mesmo alguém para conversar? Pode parecer divertido por 1 ou 2 dias, mas imagine passar a vida desse jeito? Se você não der atividades para seu cãozinho, é assim que ele vai se sentir no mais profundo tédio. A falta de atividades pode levar o seu cão a ficar ansioso e começar a ter comportamentos ruins, como: passar a se coçar demais, começar a ter feridas, morder as próprias patas, roer coisas inclusive moveis e inclusive entrar em depressão.
- Faze seu Shih Tzu dormir quando ele não quer – Eles não podem dormir exatamente na programação feita por seu dono. Em vez de força-lo a dormir, ensine o amiguinho a obter um horário de sono regular.
Então, essas são algumas ações que os Shih Tzu não gostam. Mas, vale lembrar que cada cachorro é diferente.
Isso pode variar de cão para cão.